Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste domingo, 27, foram confirmados 29 novos casos de Covid-19 na cidade. São 19 resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e 10 de testes rápidos. Testaram positivo para o vírus, 16 mulheres com idades entre, 22 e 61 anos; e 13 homens com idades entre, 17 e 64 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 neste domingo é de 79,2%, enquanto 19,5% dos casos estão em tratamento. O número de suspeitos é de 28, o menor registrado nos últimos meses.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que não houve alta de pacientes com Covid-19 desde a publicação do Boletim anterior.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados três testes rápidos, sendo todos com resultado positivo.

No Centro de Triagem, uma pessoa testou positivo por meio do teste rápido.

Nas Unidades Básicas de Saúde foram realizados 36 testes rápidos, todos com resultado negativo.

Em Laboratório/Farmácia da rede privada foram realizados cinco testes rápidos, todos com resultado positivo.

Em hospital da rede privada foi realizado um teste rápido com resultado positivo.

Gurupi contabiliza neste domingo, 10.911 casos descartados, 28 suspeitos, 3.571 confirmados, destes, 2.827 (79,2%) pessoas estão recuperadas, 699 (19,5%) estão em tratamento, e 45 (1,3%) óbitos.

Internações

Não foram atualizadas informações por parte do Hospital Regional de Gurupi (HRG) à Vigilância Epidemiológica do Município sobre internações de pacientes no HRG até o fechamento desta edição do Boletim.

Em hospital da rede privada não há internações de paciente por Covid-19 no município neste sábado.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Duas mulheres de 77 e 79 anos, estão em observação na unidade.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.