Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 26, foram confirmados 40 novos casos de Covid-19 na cidade. São 25 resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e 15 de testes rápidos. Testaram positivo para o vírus, 26 mulheres com idades entre, 09 meses e 85 anos; e 14 homens com idades entre, 16 e 92 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 neste sábado é de 79,8%, enquanto 18,9% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 27 mulheres e 18 homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 14 testes Swab, enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em 06 mulheres com idades entre 22 e 46 anos; e em 08 homens com idades entre 10 e 81 anos. Também foram realizados cinco testes rápidos, sendo que duas pessoas testaram positivo.

No Centro de Triagem, 06 pessoas foram submetidas aos testes Swab, sendo três mulheres, entre 31 e 49 anos; e três homens, entre 19 e 52 anos. Realizaram os testes rápido, 36 pessoas, sendo que uma testou positivo.

Nas barreiras sanitárias, quatro mulheres, entre 20 e 77 anos; e quatro homens, entre 19 e 35 anos, coletaram material para os testes Swab. Não foram realizados testes rápidos.

Nas Unidades Básicas de Saúde foram realizados 42 testes rápidos, todos com resultado negativo.

Em Laboratório/Farmácia da rede privada foram realizados 12 testes rápidos, todos com resultado positivo.

Gurupi contabiliza neste sábado, 10.875 casos descartados, 47 suspeitos, 3.542 confirmados, destes, 2.827 (79,8%) pessoas estão recuperadas, 670 (18,9%) estão em tratamento, e 45 (1,3%) óbitos.

Internações

Não foram atualizadas informações por parte do Hospital Regional de Gurupi (HRG) à Vigilância Epidemiológica do Município sobre internações de pacientes no HRG até o fechamento desta edição do Boletim.

Em hospital da rede privada não há internações de paciente por Covid-19 no município neste sábado.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Duas mulheres de 79 e 80 anos, e um homem de 92 anos estão em observação na unidade.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.