Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 25, foram confirmados 34 novos casos de Covid-19 na cidade. São 30 resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e 04 de testes rápidos. Testaram positivo para o vírus, 13 mulheres com idades entre, 21 e 60 anos; e 21 homens com idades entre, 10 e 65 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta sexta-feira é de 79,4%, enquanto 19,3% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de cinco  mulheres e nove homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.  Foi registrada a alta hospitalar de duas mulheres de 32 e 73 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 24 testes Swab, enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em 14 mulheres com idades entre 19 e 87  anos; e em 10 homens com idades entre 19 e 67 anos. Também foram realizados  oito testes rápidos, sendo que duas pessoas testaram positivo.

No Centro de Triagem, 12 pessoas foram submetidas aos testes Swab, sendo seis mulheres, entre 31 e 78 nos; e seis  homens, entre 14 e 62 anos;. Realizaram os testes rápido, cinco pessoas, sendo que uma testou positivo.

Nas barreiras sanitárias, 11 mulheres, entre  21  e 41  anos; e oito homens, entre 19 e 52 anos, coletaram material para os testes Swab. Seis  pessoas testaram negativo após realização de teste rápido.

Em um hospital da rede privada, foi coletado material para o teste Swab em dois homens de 17 e 20  anos e em duas mulheres de 28 e 57 anos.

Em laboratório particular, uma pessoa testou positivo após realização de teste rápido.

Confirmação de óbito

Um homem de 54 anos testou positivo para a Covid-19 e procurou o Hospital Regional de Gurupi com insuficiência respiratória. O óbito ocorreu no dia 17 de setembro.

Gurupi contabiliza nesta quinta-feira, 10.714 casos descartados, 113 suspeitos, 3.502 confirmados, destes, 2.782 (79,4%) pessoas estão recuperadas, 675 (19,3%) estão em tratamento, e 45 (1,3%) óbitos.

Internações

Permanecem internados na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi quatro homens de 42, 63, 75 e 80 anos. Na ala clínica-covid  estão um homem de 57 anos e uma mulher de 67 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Duas mulheres de 68 e 80 estão em observação.

Confira o Boletim  Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.