Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 11, foram confirmados mais 39 novos casos de Covid-19 na cidade. São 34 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e cinco de testes rápidos.  Foram diagnosticados com a doença, 23 mulheres, com idades entre 09 e 82 anos anos; e 16 homens com idades entre 15 e 55 anos. Taxa de recuperação de Covid-19 em Gurupi nesta sexta-feira é de   75,4%, enquanto 23,2% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 75 mulheres e 65 homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde. Também teve  alta hospitalar de uma mulher de 78 anos e de três homens de 56, 59 e 71 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados 25 testes swab em 20 mulheres com idades entre 01 e 52 anos e em 05 homens entre 20 e 49 anos. Foram submetidos aos testes rápidos nove pessoas, sendo que quatro testaram negativo e cinco positivo.

No Centro de Triagem do Município foram realizados 17 testes swab em 10  mulheres, entre 11 e 56 anos e em 07 homens, entre 07 e 44 anos.  Também foram realizados 36 testes rápidos, todos com resultados negativos.

Na ação domiciliar, um homem de 63 anos realizou o teste Swab e 23 pessoas testaram negativo por meio dos testes rápidos.

Nas Barreiras Sanitárias, 15 pessoas coletaram material para os testes Swab, 09 mulheres, entre 15 e 82 anos, e 06 homens, entre 15 e 80 anos.

Em um hospital da rede particular uma mulher de 31 anos e um menino de 02 anos coletaram material para o teste Swab.

Confirmação de óbito

Um homem de 56 anos, realizou o teste para o diagnóstico da Covid-19 na UPA no dia 23 de agosto que resultou em positivo. Devido outras complicações ele foi transferido para Palmas, onde morreu no dia 04 de setembro.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 9.233 casos descartados, 349 suspeitos, 3.024 confirmados, destes, 2280 (75,4%) são pessoas recuperadas, 702 (23,2%) em tratamento e 42(1,4%)  óbitos.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi estão internados dois homens de 54 e 83 anos. Na ala clínica-covid estão duas mulheres de 79 e  83 anos. Em um hospital da rede particular está na UIT uma mulher de 78 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Três pessoas estão em observação e um homem de 60 anos está aguardando leito clínico na rede estadual de saúde.

Confiram o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.