Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 18 foram confirmados 28 novos casos de Covid-19 na cidade. São 18 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 10 de testes rápidos.  Testaram positivo, 15 mulheres com idades entre 21 e 69 anos; e 13 homens com idades entre 16 e 74 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta sexta-feira é de 76,8%, enquanto 22% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 16 mulheres e 11 homens, que estavam em tratamento assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram feitos 18 testes Swab, enviados para o Laboratório Central do Estado (Lacen), em 08 mulheres com idades entre 18 e 71  anos; e em 10 homens com idades entre 04 e 68  anos. Também foram realizados 11 testes rápidos, sendo que três pessoas testaram positivo e oito negativos.

No Centro de Triagem, 13 pessoas foram submetidas aos testes Swab, sendo 07 mulheres, entre 18 e 39 anos; e 06 homens, entre 15 e 62 anos; realizaram os testes rápidos 19 pessoas, sendo que duas testaram positivo e 17 negativo.

Nas ações domiciliares, foram realizados 18 testes rápidos, todos com resultados negativo e coletado material de um homem  de 64 anos e de uma mulher de 24 anos para o exame Swab.

Nas barreiras sanitárias, 11 mulheres, entre 19 e 62  anos; e 10 homens, entre 16 e 55, coletaram material para os testes Swab. Nas unidades básicas de saúde, cinco pessoas testaram positivo por meio dos testes rápidos.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 10.032 casos descartados, 194 suspeitos, 3275 confirmados, destes, 2512 (76,8%) pessoas estão recuperadas, 720 (22%) estão em tratamento e 43 (1,2%) óbitos.

Internações

Em um hospital da rede particular permanece na UTI uma mulher de 78 anos, e na ala clínica uma mulher de 80 anos e outra de 44 anos.

No Hospital Regional de Gurupi está na UTI-Covid uma mulher de 78 anos  e na ala clínica-covid permanecem duas mulheres de 57 e 74 anos e dois homens de 67 e 79 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Quatro pessoas, sendo dois homens, de 34 e 52 anos, e duas mulheres de 33 e 73 anos, estão em observação.

Confira Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.