Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 17, foram confirmados mais 13 casos de Covid-19 na cidade. Foram nove testes Swab informados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e quatro testes rápidos. Testaram positivo 10 mulheres com idades entre 07 e 64 anos; e três homens com idades entre 22 e 58 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 neste sábado é de 93,6% enquanto 5,1% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de três mulheres e cinco homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados 42 testes swab em 23 mulheres com idade entre 17 e 63 anos e em 19 homens entre 15 e 69 anos. Também foram realizados três testes rápidos, sendo um com resultado positivo e dois negativos.

No Centro de Triagem foram realizados 38 testes swab em 25 mulheres com idade entre 15 e 63 anos e em 13 homens com idade entre 02 e 45 anos. Também foram realizados 12 testes rápidos, sendo dois com resultado positivo e 10 negativos.

Na ação domiciliar, foi realizado um teste swab em uma mulher de 76 anos e 37 testes rápidos, todos com resultado negativo

Nas Unidades Básicas de Saúde foram realizados 13 testes rápidos, sendo um com resultado positivo e 12 com resultado negativo.

Gurupi contabiliza neste sábado, 12.699 casos descartados, 81 suspeitos, 3.951 confirmados, destes 3.698 (93,6%) das pessoas estão recuperadas, 202 (5,1%) estão em tratamento e 51 (1,3%) óbitos.

Internações

Não há novas informações em relação as internações no Hospital Regional de Gurupi. E em hospitais da rede privada não há internações por Covid-19

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. E todos eles estão disponíveis.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.