Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste domingo, 18, não foram confirmados novos casos de Covid-19 na cidade. Não tiveram resultados positivos os testes liberados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e nem os testes rápidos. Com isso, a taxa de recuperação de Covid-19 neste domingo permanece 93,6% enquanto 5,1% dos casos seguem em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou que não houve alta de pacientes assistidos pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde. Também não teve alta hospitalar.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados 34 testes swab em 22 mulheres e em 12 homens. Também foram realizados 12 testes rápidos, todos com resultados negativos.

Em hospital particular foram realizados quatro testes swab, encaminhados ao Lacen, em duas mulheres de 31 e 39 anos e dois homens de 23 e 27 anos.

Gurupi contabiliza neste domingo, 12.724 casos descartados, 90 suspeitos, 3.951 confirmados, destes 3.698 (93,6%) das pessoas estão recuperadas, 202 (5,1%) estão em tratamento e 51 (1,3%) óbitos.

Internações

Não há novas informações em relação as internações no Hospital Regional de Gurupi. E em hospitais da rede privada não há internações por Covid-19

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. E todos eles estão disponíveis. Não há nenhum paciente em observação na unidade.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.