Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 24, foram confirmados mais 05 casos de Covid-19 na cidade, todos informados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). Testaram positivo duas mulheres de 19 e 26 anos; e três homens com idades entre 33 e 57 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 neste sábado é de 95,6% enquanto 3,1% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de cinco mulheres e seis homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram realizados 37 testes swab em 24 mulheres com idade entre 14 e 56 anos e em 13 homens entre 12 e 73 anos. Também foram realizados quatro testes rápidos, todos com resultados negativos.

No Centro de Triagem, 17 mulheres, entre 07 e 78 anos e 10 homens entre 28 e 68 anos, coletaram material para os testes Swab. Quatro pessoas realizaram os testes rápidos, todos negativos.

Em hospital da rede particular, um homem de 48 anos realizou o teste Swab.

Gurupi contabiliza neste sábado, 13.121 casos descartados, 65 suspeitos, 4.027 confirmados, destes,  3.851 (95,6%) das pessoas estão recuperadas, 124 (3,1%), em tratamento e 52 (1,3%) óbitos.

Internações

Não há novas informações do Hospital Regional de Gurupi neste sábado.

Em um hospital da rede particular está internado na UTI  um homem de 76 anos.  Na ala clínica recebe tratamento uma mulher de 64 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório.  Não há pacientes em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.