Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 02, foram confirmados  33 novos casos de covid-19  na cidade. São 17 resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen) e 16 de testes rápido. Testaram positivo, 19 mulheres com idades entre 13 e  67 anos; e 14 homens, entre 12 e 74  anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 nesta sexta-feira é de 83,5%, enquanto 15,3% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 31 mulheres e 43 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Também teve a alta hospitalar de uma mulher de 44 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 55 testes rápidos, sendo que uma pessoa testou positivo. Foram realizados 22 testes Swab enviados ao Lacen, em Palmas,  em nove mulheres com idades entre 10 e 79 anos; e em 13 homens, entre 02 e 79 anos.

No Centro de Triagem, uma pessoa testou positivo após realização de teste rápido e 32 pessoas testaram negativo; 10 mulheres, entre 04 e 58 anos; e sete homens, entre 26 e 71 anos, foram submetidos aos testes Swab.

Nas Barreiras Sanitárias, duas mulheres de 24 e 64 anos; e quatro homens, entre 26 e 69 anos realizaram testes Swab.

Em hospital da rede privada, três mulheres, entre 22 e 57 anos; e dois homens de 28 e 72 anos realizaram  os  testes Swab

Uma pessoa testou positivo após realizar o teste rápido em uma Unidade Básica de Saúde. Em laboratório particular, 13 pessoas testaram positivo.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 11.728 casos descartados, 88 suspeitos, 3.685 confirmados, destes, 3.077 (83,5%) pessoas estão recuperadas, 562 (15,3%) estão em tratamento e 46 óbitos (1,2%).

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) estão internados seis homens, entre 42 e 87 anos e uma mulher de 81 anos. Na ala clínica-covid está internada uma mulher de 67 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Um homem de 49 está em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.