Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta terça-feira, 06, foram confirmados  13 novos casos de covid-19  na cidade. São quatro resultados do  Laboratório Central do Estado (Lacen) 10 e nove de testes rápido.  Testaram positivo, seis mulheres com idades entre 19 e 45 anos; e sete homens, entre 32 e 55 anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 nesta terça-feira é de 85,9%, enquanto 12,8% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 32 mulheres e 14 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Receberam alta hospitalar quatro mulheres entre 44 e 83 anos.

Nas Unidades Básicas de Saúde 60 pessoas realizaram os testes para o diagnóstico da Covid-19 e todas receberam resultado negativo.

Em laboratórios particular/ou farmácia, 13 pessoas testaram positivo para covid após realização de testes rápido.

Confirmação de óbito

Uma mulher de 81 anos deu entrada no Hospital Regional de Gurupi no dia 28 de setembro com redução de mobilidade, pico hipertensivos e outros sintomas. Na unidade ela realizou o teste para o diagnóstico do vírus que resultou em positivo. Ficou internada na unidade até o dia 05 de outubro, data do óbito.

Gurupi contabiliza nesta terça-feira, 11922 casos descartados, 47 suspeitos, 3758 confirmados, destes, 3228 (85,9%) pessoas estão recuperadas, 482 (12,8%) em tratamento e 48 (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) estão internados cinco homens de 42, 49, 63, 75 e 80 anos. Na ala clínica-covid está uma mulher de 67 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Um homem de 54 anos está em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.