Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta quarta-feira, 07, foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 16 novos casos de covid-19  na cidade.  Testaram positivo, 10 mulheres com idades entre 14 e 61 anos; e seis homens, entre 16 e 78 anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 nesta quarta-feira é de 87,7% enquanto 11% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 39 mulheres e 41 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Foi registrada a alta hospitalar de uma mulher de 67 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento foram realizados 30 testes Swab enviados ao Lacen, em 14 mulheres, entre 21 e 66 anos, e 16 homens, entre 10 e 61 anos.

No Centro de Triagem seis mulheres, entre 18 e 50 anos e um homem de 31 anos coletaram material para o teste Swab. 12 pessoas testaram negativo para o vírus após realização dos testes rápido.

Em um hospital da rede particular três homens, entre 27 e 46 anos realizaram testes Swab.

Em uma Unidade Básica de Saúde uma pessoa testou negativo após realizar teste rápido.

Confirmação de óbito

Uma mulher de 83 anos testou positivo para Covid-19 no dia 08 de setembro. No dia 25 do mesmo mês ela foi internada no Hospital Regional de Gurupi ficando internada até o dia 30 de setembro, data do óbito.

Gurupi contabiliza nesta quarta-feira, 11.962 casos descartados, 44 suspeitos, 3.774 confirmados, destes, 3309  (87,7%) pessoas estão recuperadas, 416 (11%)  estão em tratamento e 49 (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi (HRG) permanecem internados cinco homens de 42, 49, 63, 75 e 80 anos. Na ala clínica-covid está uma mulher de 67 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Um homem de 75 anos está em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.