Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta terça-feira, 13, foram confirmados mais 13 novos casos de Covid-19 na cidade. Foram seis informados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e mais  sete de Testes Rápidos. Testaram positivo nove mulheres com idades entre 26 e 61 anos de idade; e quatro homens com idades entre 08 e 54 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta terça-feira é de 92,2% enquanto 6,5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 26 mulheres e 19 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 21 testes Swab, em 13 mulheres com idades entre 14 e 77 anos; e em 08 homens com idades entre 17 e 81 anos, todos enviados ao Lacen. Também foram feitos sete testes rápidos, sendo que três pessoas receberam resultados positivo.

Em laboratório particular 10 pessoas testaram positivo.

No Núcleo de Hemoterapia de Gurupi foi coletado material de uma mulher de 58 anos para o teste Swab.

Gurupi contabiliza nesta segunda, 12.491 casos descartados, 64 suspeitos, 3.881 confirmados, destes, 3.579 (92,2%) das pessoas estão recuperadas, 251 (6,5%) estão em tratamento e 51 (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid  do Hospital Regional de Gurupi estão internados dois homens de 69 e 80 anos. Na ala clínica-covid está uma mulher de 66 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Há uma mulher de 39 anos em observação.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.