Boletim COVID-19|

Para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo, a Prefeitura de Gurupi, aderiu ao programa “Busca Ativa Escolar”, do UNICEF, cujo objetivo é combater a evasão escolar, e garantir que crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola há mais de 2 anos retornem e permaneçam frequentando  as unidades escolares, assegurando seu direito a educação.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que identifica, registra, controla e acompanha crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio do programa, o município tem dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e programar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar, de forma a atender o Plano Nacional de Educação. A ferramenta é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF).

Devido às mudanças ocorridas com a pandemia de covid-19 as dificuldades em localizar e manter crianças e adolescente que já estavam matriculados nas escolas aumentou, mas diversos esforços, no entanto, vêm sendo empreendidos por estados e municípios para que as escolas não parem durante a suspensão das aulas presenciais. Segundo pesquisa realizada em agosto de 2020 pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) sobre as ações das secretarias municipais de Educação durante a pandemia de covid-19, 96% das redes municipais de Educação estavam oferecendo algum tipo de atividade educacional não presencial aos (às) estudantes.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SEMEG), atualmente em Gurupi, dos quase oito mil alunos matriculados na rede municipal, 227 estão fora da escola, neste caso, não estão acompanhando as aulas remotas adotadas no período da Pandemia de Covid-19. O que corresponde a 2,89% do total de alunos matriculados.

De acordo com o secretário de educação, Eurípedes Fernandes, o município em 2017 aderiu ao selo Unicef e com isso tem desenvolvido ações para garantir o direito da criança e do adolescente em todas as áreas. “No âmbito da educação, temos o objetivo de combater a evasão escolar. Gurupi aderiu à campanha BAE, pois neste momento de Pandemia, a tendência em todo o mundo é que a evasão escolar seja maior. Temos um comitê estabelecido na secretaria, que trabalhará em conjunto com as demais pastas do município para combater a evasão e o afastamento escolar”, disse.

Em Gurupi a SEMEG irá adotar a estratégia de informar a comunidade e as famílias dos alunos sobre a importância do direito da criança e do adolescente à educação. Mostrar que o ano escolar não está perdido e que as escolas têm desenvolvido diversos meios para dar acesso à educação mesmo durante a Pandemia.  Atividades on-line por meio de plataforma e aplicativos, entrega de materiais impressos nas escolas, em domicílio para os que moram na zona rural, além do plantão de dúvidas através de agendamento em cada unidade escolar da rede municipal são estratégias que foram tomadas pela secretaria.

A sociedade civil será informada tanto via cartazes no comércio local, escolas e órgãos públicos, quanto por meios de comunicação local e redes sociais sobre a campanha “Busca Ativa Escolar – Fora da Escola Não Pode”. O objetivo é mostrar para as famílias que a escola é uma proteção à criança, pois, longe da escola, a mesma fica vulnerável.

“Neste ano, excepcionalmente, por conta da pandemia da Covid-19, não estão acontecendo aulas presenciais, porém continua a obrigatoriedade da matrícula e do vínculo com a escola, buscando garantir que a criança seja assistida pelo Poder Público”, completou Eurípedes.

Contato

Se alguém souber de crianças e adolescentes que estão afastadas das atividades escolares, pode ligar para o telefone (63) 3301-4353 da Secretaria Municipal de Educação, ou comparecer à Secretaria, no Centro Administrativo da Prefeitura de Gurupi, as margens da BR-242, saída Leste da cidade.

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios a fim de apoiá-los no enfrentamento da exclusão escolar, no fortalecimento da intersetorialidade entre as políticas e os serviços públicos, na promoção da atuação comunitária e familiar, bem como no fomento ao regime de colaboração entre os entes federados.

Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Até julho de 2020, mais de 3.160 municípios e 16 estados haviam aderido à estratégia, os quais estão atualmente em diferentes estágios de implementação.

Para mais informações sobre a Busca Ativa Escolar, clique aqui.