Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 13, foram confirmados mais 10 casos de Covid-19 na cidade, sendo quatro resultados liberados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), três resultados de exames feitos no Hospital Regional de Gurupi, dois testes rápidos realizados na UPA e um teste rápido realizado no Centro de Triagem. Testaram positivo três mulheres com idades entre 21 e 42 anos; e sete  homens, entre 16 e 54  anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta sexta-feira é de 98% enquanto 0,7% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de uma mulher e um homem que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), seis pessoas testaram negativo para o vírus após realização dos testes rápidos, enquanto 32 pessoas realizaram os testes Swab, sendo 18 mulheres entre 15 e 66 anos; e 14 homens, entre 10 e 69 anos.

No Centro de Triagem, cinco pessoas testaram negativo após realização dos testes rápidos; sete mulheres, entre 30 e 67 anos; e cinco homens, entre 19 e 60 anos, coletaram material para os exames Swab.

Em um hospital da rede particular, dois homens de 19 e 20 anos e uma  mulher de 49 anos realizaram os testes Swab.

No Núcleo de Hemoterapia seis pessoas realizaram os testes rápidos e todas obtiveram resultados negativos.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 14.149 casos descartados, 47 suspeitos, 4.152 casos confirmados, destes, 4.067 (98%) pessoas estão recuperadas, 29 (0,7%) em tratamento e 56  (1,3%) óbitos.

Internações

Recebem os cuidados na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi duas mulheres de 66 e 84 anos, e na ala clínica covid estão dois homens de 62 e 81 anos e uma mulher de 82 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Está em observação uma mulher de 88 anos.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.