Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta sexta-feira, 20 foram confirmados 27 novos casos de Covid-19 na cidade. São 21 resultados de testes Swab liberados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), quatro exames swab realizados no Hospital Regional de Gurupi e dois testes rápidos realizados na UPA.   Testaram positivo 14 mulheres com idades entre 22 e 51  anos; e 13 homens, entre 13 e 53  anos. A taxa de recuperação de Covid-19 nesta sexta-feira é de 96,7% enquanto 2% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 11 mulheres e 09 homens que estavam em tratamento assistidos pelas Unidades Básicas de Saúde. Foi registrada a alta hospitalar de um homem de 57 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foram realizados 23 testes rápidos, todos com resultados negativos.  51 pessoas, sendo 29 mulheres, entre 08 e 49 anos; e 22 homens, entre 07 e 76 anos, realizaram a coleta de material para o teste Swab.

No Centro de Triagem seis  pessoas testaram negativo após realização de testes rápidos. Nove mulheres, entre 11 e 66 anos; e sete homens, entre 22 e 51 anos, realizaram os testes Swab.

Em um hospital da rede privada duas mulheres de 30  e 43 anos; e três homens entre 22 e 46 anos, realizaram os testes Swab.

Gurupi contabiliza nesta sexta-feira, 14.846 casos descartados, 72 suspeitos, 4.292 confirmados, destes 4.148 (96,7%) pessoas estão recuperadas, 87 (2%) em tratamento e 57  (1,3%) óbitos.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi estão internados um homem de 37 anos e uma mulher de 66 anos. Na ala clínica-covid estão três homens entre 35 e 62 anos e uma mulher de 79 anos.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Estão em observação um homem de 76 anos confirmado positivo para o vírus, e uma mulher de 86 anos, com suspeita de estar com vírus, aguardando resultado do exame.

Confira o Boletim Completo

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.