Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta segunda-feira, 21, foram confirmados 19 novos casos de Covid-19 na cidade, todos resultados de testes Swab liberados pelo Lacen. Testaram positivo 10 mulheres com idades entre 11 e 54 anos, e nove homens entre 20 e 47 anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 nesta segunda-feira  é de 96,2% enquanto 2,6% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 14 mulheres e oito homens que estavam em tratamento assistidos pelas unidades básicas de saúde. Também foram registradas as altas hospitalares de  dois homens de 75 e 89 anos e de uma mulher de 37 anos.

Na Unidade de Pronto Atendimento foram realizados 101 exames Swab enviados ao Lacen, sendo de 53 homens com idades, entre 13 e 89 anos, e de 48 mulheres, entre 13 e 64 anos.

Em um hospital da rede privada uma mulher de 32 anos coletou material para o exame Swab.

Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 18.092 casos descartados, 102 suspeitos, 4.988 confirmados, destes 4.797 (96,2%) estão recuperados, 132 (2,6%) em tratamento e 59 (1,2%) óbitos.

Internações

Em um hospital da rede particular, está internado na UTI um homem de 86 anos. Na ala clínica, uma mulher de 78 anos recebe tratamento.

O Hospital Regional de Gurupi não repassou informações sobre internações nesta segunda-feira.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Não há nenhum paciente em observação na unidade.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.