Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h desta terça-feira, 22, foram confirmados 12 novos casos de Covid-19 na cidade, sendo nove resultados de testes Swab liberados pelo Lacen e três testes rápidos. Testaram positivo quatro mulheres com idades entre 20 e 70 anos, e oito homens entre 20 e 70 anos.  A taxa de recuperação de Covid-19 nesta terça-feira é de 96,8% enquanto 2% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 20 mulheres e 22 homens que estavam em tratamento assistidos pelas unidades básicas de saúde.

Na Unidade de Pronto Atendimento foram realizados 28 exames Swab enviados ao Lacen, em 14 homens com idades, entre 19 e 88 anos, e em 14 mulheres, entre 17 e 88 anos.

No Centro de Triagem, 15 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização dos testes rápidos. Seis mulheres com idades, entre 23 e 58 anos, e três homens, entre 23 e 24 anos ,realizaram os testes Swab.

Em um hospital da rede privada um homem de 17 anos coletou material para o exame Swab.

Em laboratório particular, 88 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização dos testes rápidos

Gurupi contabiliza nesta terça-feira, 18.297 casos descartados, 46 suspeitos, 5.000 confirmados, destes 4.839 (96,8%) estão recuperados, 102 (2%) em tratamento e 59 (1,2%) óbitos.

Internações

Em um hospital da rede particular, permanece internado na UTI um homem de 86 anos. Na ala clínica, também permanece recebendo tratamento uma mulher de 78 anos.

O Hospital Regional de Gurupi não repassou informações sobre internações nesta terça-feira.

De acordo com o relatório de ocupação covid-19 na UPA, há um total de 10 leitos intermediários e 03 leitos de suporte ventilatório. Está em observação, um homem de 68 anos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.