Boletim COVID-19|

O Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus de Gurupi informou que até às 14h deste sábado, 16, foram confirmados 35 novos casos de Covid-19 na cidade, sendo 21 informados pelo Centro de Triagem e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e 14 pelo Hospital Regional de Gurupi (HRG), todos os resultados foram de testes Swab. Testaram positivo 23 mulheres com idades entre 10 e 90 anos, e 12 homens com idades entre 19 e 69 anos. A taxa de recuperação de Covid-19 neste sábado é de 93,7% enquanto 5% dos casos estão em tratamento.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informou a alta de 10 pacientes, quatro homens e seis mulheres, que estavam em tratamento assistidos pelas UBSs.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma pessoa recebeu diagnóstico negativo para o vírus após realização de teste rápido. Foram realizados 18 testes swab em 11 homens com idades entre 04 e 76 anos, e em 07 mulheres, entre 08 e 56 anos.

No Centro de Triagem, seis pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após realização de testes rápidos. Foram realizados 22 testes swab em oito homens entre 12 e 66 anos, e em 14 mulheres, entre 15 e 80 anos.

No Hemonúcleo foi realizado um teste Swab em uma mulher de 35 anos.

Nos laboratórios/farmácias, 26 pessoas receberam diagnóstico negativo para o vírus após a realização dos testes rápidos.

Gurupi neste sábado, teve 19.975 casos descartados, 139 suspeitos, 5.453 confirmados, destes 5.111 (93,7%) estão recuperados, 273 (5%) em tratamento e 69 (1,3%) óbitos.

Recomendações

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco. O esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.