Nesta sexta-feira (12) a Prefeitura de Gurupi, por meio da equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou mais um drive thru para aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nos idosos com mais de 80 anos de idade.  Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria, Jucileia Lima, a meta nestes dois dias é vacinar mil idosos e garantir a imunização completa deles.

Hoje os profissionais aplicarão as doses até às 17 horas e no sábado (13) das 08 até às 12 horas. Os pontos de vacinação são na Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha, no centro da cidade, e UBS Sol Nascente.

O secretário municipal de saúde de Gurupi, Zander Luís Guimarães, ressalta a importância dessa ação para garantir a imunização desse público, que descoberto da vacina é um dos mais frágeis, e por isso é tão importante que os responsáveis pelos idosos os levem aos pontos de vacina.

A prefeita Josi Nunes fala sobre a alegria de ver que muitos idosos já podem comemorar por estarem protegidos, mas alerta que a pandemia ainda não acabou e que as medidas de segurança como uso de máscaras e de álcool 70%, devem continuar. A prefeita pede, em especial, aos mais jovens que evitem aglomerações, pois só assim será possível ocorrer a diminuição da circulação do vírus.

Josi ressalta que há grande expectativa para que logo os idosos abaixo de 80 anos recebam a dose, mas isso depende exclusivamente do recebimento de mais vacinas.

A aposentada Joana dos Santos, de 86 anos, logo cedo garantiu a imunização completa contra a Covid-19. Acompanhada da irmã, que também tomou a vacina, e de um sobrinho, ela recebeu a segunda dose e comemorou, relatando que mesmo vacinada continuará tomando os cuidados e chamando a atenção dos filhos e netos para que se cuidem. “Eu só fico em casa, por minha própria conta corro poucos riscos, mas meus filhos e netos estão sempre me visitando e eles saem de casa para trabalhar, então tem que redobrar os cuidados, principalmente, porque sou hipertensa”, contou.

Além do drive thru, os idosos poderão vacinar durante a semana na Policlínica, que fica no centro de Gurupi, e UBS Sol Nascente das 07 às 13 horas. Quem for vacinar deve levar um documento de identificação com foto, cartão de vacinação e cartão SUS.

Até às 14 horas da última quinta-feira, 1.099 idosos já tomaram a primeira dose da vacina.