A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay, juntamente com a Coordenadora do Programa InovaGurupi, Adriana Terra, com a Gerente do Sebrae Regional Sul, Paula Alencar e o Gerente Regional do Sebrae, Thiago Milhomem, trataram em uma reunião, do termo de convênio a ser assinado entre a secretaria e o Sebrae, para a efetivação das ações do Programa InovaGurupi entre os anos de 2021 e 2024. A reunião foi realizada na tarde dessa última quarta-feira, 14, via plataforma virtual.

“Discutimos o planejamento da ação mais imediata, que é a VII SICTEG, assim como as tratativas para o lançamento do primeiro edital para pesquisa com o grafeno, em que o SEBRAE será um dos parceiros da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa é uma ótima notícia para o desenvolvimento de novas tecnologias para Gurupi e a região sul do Tocantins”, destacou Lady.

“O Sebrae apoia o estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento de empresas inovadoras na Região Sul. As ações que iremos atuar em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi por meio do programa Inova, vem fortalecer o ecossistema de inovação contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de Gurupi”, declarou Paula Alencar.

“A assinatura do Convênio com prazo de quatro anos representa consolidação de Política Pública Local/Regional, um saldo muito significativo de empenho do poder público em relação a Política Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação, e isso permite que o Plano de Ação do programa seja implementado. Dentre as metas do programa, para 2021 e 2024, destacamos: a ampliação do ambiente regulatório; aperfeiçoamento e simplificação do ambiente normativo para PD&I Local, incluindo parceria pública-privada; estímulo a Apoio aos ambientes de inovação e ao empreendedorismo; formação de nossas capacidades humanas, por meio de diferentes eventos, como desafios de ideias, palestras, workshops. Estas são algumas metas das 32, que pretendemos realizar no Território da Região Metropolitana de Gurupi”, pontuou Adriana Terra.

De acordo, ainda, com a coordenadora, houve um avanço este ano em relação ao plano de ação do programa. “Ele está estruturado seguindo o plano de inovação do Governo Federal. Os investimentos aportados pelo poder público, Sebrae, Setor produtivo , Academias: UNIRG, IFTO, UFT e Unitins, fortalecerão nosso ambiente de inovação com alta qualidade para a as atividades de pesquisa, desenvolvimento, trabalho e lazer, o que acaba por atrair as empresas de alta tecnologia, gerando desenvolvimento sustentável e criando na região uma base sólida para novos investimentos”, concluiu Adriana Terra.