Cerca de 900 frascos de álcool em gel foram doados para a Prefeitura de Gurupi pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). A doação aconteceu nesta terça-feira (11) quando a prefeita Josi Nunes, e o secretário municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, receberam a doação.

Ao todo foram doadas à Secretaria Municipal de Saúde, 900 bisnagas de 45 gramas de álcool em gel 70%, produzidos por acadêmicos e professores do curso de química ambiental da UFT. Segundo a professora do curso de química ambiental, Carla Colares, o projeto de produção conta com apoio de empresas privadas que doam insumos, da Pró-Reitoria de extensão da UFT, que designa recurso financeiro, dos professores e acadêmicos, que realizam a produção, e da prefeitura que distribui a quem necessita. “Além do álcool em gel estamos disponibilizando também um panfleto informativo mostrando a maneira correta de higienizar as mãos”, acrescentou Carla.

A prefeita Josi Nunes destacou que sua gestão é participativa e que este tipo de parceria é fundamental para combater a Covid-19 no município. “Estamos buscando fazer parcerias com as instituições de ensino superior, para poder desenvolver projetos importantes que tragam resultado para nossa comunidade. São com ações como esta que vamos conseguir combater essa pandemia”, afirmou a prefeita.

O secretário de Saúde, Relmivam Milhomem, disse que a ação tem vários pontos positivos. “Um deles é que a produção é resultado do trabalho dos acadêmicos e professores locais, outro ponto é que o álcool em gel é doado num momento em que o mercado tem dificuldade com insumos utilizados no combate à Covid-19, sem contar o ponto de vista financeiro que também é interessante para o município, pois a universidade está produzindo e conseguindo ajudar nessa demanda”, comentou o secretário, informando que os produtos recebidos nesta terça-feira serão distribuídos nas unidades básicas de saúde da cidade.

Outros professores do curso de química ambiental da UFT também estiveram presentes no momento da entrega do álcool em gel ao município: Geiser Oliveira, Gleice Botelho e Vanessa Chapla.