Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta quinta-feira (17), a prefeita de Gurupi Josi Nunes e a secretária municipal da Educação, Amanda Costa, assinaram um termo de cooperação com a Casa de Cultura Maestro Othônio Benvenuto, da Universidade de Gurupi – UnirG. A parceria visa promover aulas de danças urbanas para alunos da Casa de Cultura e das redes municipal e estadual de ensino.

Com a parceria, as aulas de danças urbanas serão ministradas pelo professor Eberson Gomes, que passará a integrar o quadro de professores da Casa de Cultura, sem custos para a instituição. Entretanto, 50% das 48 vagas serão direcionadas a alunos das redes públicas municipal (30%) e estadual (20%) de ensino, por meio do projeto “Ciranda das Artes”, de forma gratuita.

A prefeita Josi Nunes, na ocasião, destacou a importância de mais uma parceria em benefício da população gurupiense. “É um projeto importante para nossa cidade. O objetivo é fazer com que as parcerias sejam ampliadas a partir de iniciativas como essa, que integram as ações dos diferentes órgãos do município”, comentou.

A secretária municipal da Educação, Amanda Costa, salientou que a parceria oferecerá oportunidade de acesso à arte e à cultura aos alunos, orientados também por profissionais da pasta. “O diferencial deste termo de cooperação é o estruturamento da arte porque não tínhamos ainda nossos profissionais na Casa De Cultura, pois hoje, aproximadamente 50% da sua capacidade, são alunos da rede pública e 30 a 40% são alunos da rede municipal, então nada mais justo do que termos neste corpo de trabalho um de nossos profissionais da secretaria de educação para atuar com nossas crianças”, disse.

O coordenador da Casa de Cultura, Audimar Dionizio de Santana, ressaltou a relevância da parceria que irá promover a difusão da arte na comunidade. “É mais um canal de diálogo direto entre a comunidade e a cultura em Gurupi. Este processo de democratização da arte se faz muito importante para provocar a evolução do homem por meio da sensibilidade, da criatividade e do trabalho em equipe. Então ganha a cultura e a educação, pois por meio da arte desenvolvemos a educação cidadã”, afirmou.

A previsão é iniciar as aulas de danças urbanas no mês de agosto. As matrículas estarão abertas em breve.

(Com Informações da Ascom – UnirG)