Por Débora Ciany – Ascom Semeg

A Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) registrou queda de quase 10% na taxa de evasão escolar nas unidades de ensino municipais durante o primeiro semestre de pandemia da Covid-19 em 2021. Entre as ações para trazer de volta o estudante a rotina escolar estiveram telefonemas para pais ou responsáveis ou ao próprio aluno, e até visitas à residência dos estudantes evadidos realizadas pela equipe de orientação educacional da Secretaria.

De acordo com levantamento feito pela diretoria de gestão pedagógica da SEMEG, em 2020 existiam 194 alunos evadidos, o que corresponde a cerca de 2,84%. Depois das ações com foco no resgate, esse número diminuiu para 66 estudantes afastados no ano letivo de 2021. Conforme Jônatas Barreto, diretor de gestão pedagógica, a queda da evasão impacta diretamente o fluxo escolar, e é um reflexo positivo do monitoramento realizado pelo Serviço de Orientação Educacional das Escolas.

“Um diagnóstico foi realizado junto a todos os diretores escolares, logo no início do ano para que fosse possível identificar onde estavam os principais déficits. Ou seja, foi um trabalho em conjunto feito com o departamento de gestão pedagógica da SEMEG, que envolveu ainda orientadores educacionais para que pudéssemos resgatar esses alunos de volta à rotina escolar”, explicou o diretor.

Ensino

Outro dado positivo na educação remota, segundo o diretor, foi o aumento da participação dos estudantes nas aulas online, identificado a partir da observação dos acessos na plataforma digital. Em 2020 o número de acessos efetivos era de 20%. Já de fevereiro desde ano, até o encerramento das atividades do semestre, essa movimentação já era 36%, maior em relação ao ano anterior, segundo apontou o levantamento.

Outra medida para alavancar os dados positivos do processo ensino-aprendizagem da rede municipal na pandemia é periodicidade e logística na entrega e devolução dos blocos de atividades imprensa ao estudante que opta por não acompanhar as aulas em ambiente virtual. “Na rede há escolas que encaminham os blocos impressos de atividades semanalmente, quinzenalmente e até mensalmente, mas todos são entregues na mesma data. Nós temos através do serviço de transporte escolar da diretoria de apoio às escolas e ao estudante, o compromisso da entrega e busca por um motorista designado para apanhar esses blocos de atividades nas escolas e entregar no conforto do lar de cada aluno”, concluiu Barreto.