Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 14 horas desta sábado, 07, foram confirmados 33 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 14 homens, de 08 a 63 anos; e 19 mulheres, de 14 a 71 anos.

Foram confirmadas, neste sábado, 02 altas médicas de pessoas que estavam em tratamento contra a Covid-19.

Foram feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) 27 testes swab em 10 homens com idades entre 03 e 82 anos e em 17 mulheres entre 07 e 59 anos.

No Centro de Triagem foram realizados 19 testes swab em 06 homens com idades entre 19 e 44 anos e em 13 mulheres entre 17 e 78 anos.

Na UBS do bairro Nova Fronteira, foram realizados 12 testes swab em 04 homens entre 27 e 43 anos e em 08 mulheres de 15 a 32 anos.

Em laboratórios, 111 pessoas que realizaram testes rápidos e RT-PCR, receberam resultados negativos.

Gurupi contabiliza neste sábado, 39.113 casos descartados; 218 suspeitos; 14.445 casos confirmados, destes 10.589 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 572, e 263 pessoas faleceram.

Confirmação de óbito

Foi confirmada a morte de uma mulher, de 67 anos, ocorrida em 03 de agosto, em decorrência das complicações causadas pela Covid-19.

Internações

A Vigilância epidemiológica não recebeu informações atualizadas sobre as internações e ocupações de leitos do Hospital Regional de Gurupi (HRG) neste sábado.

Na UTI-Covid do Hospital Unimed estão em tratamento 03 homens, de 24, 34 e 81 anos.

Na enfermaria do Hospital Santa Catarina, 01 mulher de 39 anos está em tratamento.

Na Unidade De Pronto Atendimento (UPA) não há pacientes confirmados e nem suspeitos em tratamento e observação.

Vacinômetro

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas deste sábado, foram aplicadas 56.427 doses da vacina contra a Covid-19.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.