Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 12 horas desta terça-feira, 10, foram confirmados 29 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 16 homens, de 07 a 74 anos; e 13 mulheres, de 23 e 83 anos.

Em laboratórios privados, ou farmácias, 63 pessoas realizaram exames, sendo 55 testes rápidos e oito testes swab, todos com resultados negativos.

Foram confirmadas nesta terça-feira sete altas médicas de pessoas que estavam em tratamento contra a Covid-19.

Foram feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) 37 testes swab em 11 homens com idades entre 10 e 75 anos e em 26 mulheres entre 10 e 73 anos.

No Centro de Triagem foram realizados 28 testes swab em 06 homens com idades entre 07 e 53 anos e em 22 mulheres entre 18 e 85 anos.

Na unidade básica de saúde do setor Nova Fronteira, quatro homens, entre 07 e 33 anos e quatro mulheres entre 21 e 55 anos realizaram os exames swab.

Gurupi contabiliza nesta terça-feira, 39.276 casos descartados; 185 suspeitos; 14.516 casos confirmados, destes 10.598 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 497, e 263 pessoas faleceram.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Unimed estão em tratamento 02 homens, de 34 e 51 anos. Na enfermaria estão em tratamento duas mulheres de 81 e 90 anos e um homem de 24 anos.

A Vigilância epidemiológica não recebeu informações atualizadas sobre as internações e ocupações de leitos do Hospital Regional de Gurupi (HRG), nesta terça-feira.

Na Unidade De Pronto Atendimento (UPA) uma pessoa suspeita de estar com o vírus está em observação.

Vacinômetro

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas desta terça-feira, foram aplicadas 56.912 doses da vacina contra a Covid-19.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.