Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 14 horas desta quarta-feira, 11, foram confirmados 38 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 21 homens, entre 01 e 80 anos; e 17 mulheres, de 15 a 79 anos.

Em laboratórios privados, ou farmácias, 78 pessoas realizaram exames, sendo 41 testes rápidos e 37 testes swab, todos com resultados negativos.

Nesta quarta-feira foram confirmadas duas altas médicas de pessoas que estavam em tratamento contra covid-19.

Foram feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) 30 testes swab em 14 homens com idades entre 08 meses e 53 anos e em 16 mulheres entre 12 e 62 anos.

No Centro de Triagem foram realizados 17 testes swab em 09 homens com idades entre 09 e 86 anos e em 08 mulheres entre 20 e 54 anos.

Na unidade básica de saúde do setor Nova Fronteira, três mulheres entre 19 e 34 anos realizaram os exames swab.

No Hospital Unimed uma mulher de 15 anos foi submetida ao exame swab.

Gurupi contabiliza nesta quarta-feira, 39.354 casos descartados; 175 suspeitos; 14.554 casos confirmados, destes 10.600 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 496, e 263 pessoas faleceram.

Internações

Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi 20 pessoas recebem tratamento. Na ala clínica Covid estão internados seis pacientes. Sexo e idade não foram informados.

Na UTI do Hospital Unimed 02 homens de 24 e 51 anos e 02 mulheres de 81 e 90 anos estão sob os cuidados médicos.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 horas) 02 homens de 65 e 79 anos e 01 Mulher de 58 anos confirmados com o vírus estão em tratamento.

Vacinômetro

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas desta quarta-feira, foram aplicadas 57.461 doses da vacina contra a Covid-19.

‘

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.