Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Com o objetivo de disseminar as informações sobre a prevenção da Leishmaniose (Calazar), servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Gurupi realizaram uma blitz educativa na região central da cidade na manhã desta quarta-feira (11). A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Controle e Combate a Leishmaniose (Calazar).

A equipe do CCZ se dividiu em dois pontos, um na Avenida Goiás esquina com a Rua 07, e outro na Avenida Pará com a Rua 05. Durante a ação foi exibido cartaz sobre a campanha de prevenção, e foi feita abordagem aos pedestres e condutores para entrega de panfleto informativo sobre cuidados e prevenção da Leishmaniose (Calazar). A atividade contou com o apoio da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT).

Segundo a coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, a prevenção é o melhor método de combater a doença e, por isso, a informação deve chegar ao maior número possível de pessoas. “Estamos levando informação para a população e com isso esperamos que haja conscientização, para assim diminuirmos os números de animais contaminados e consequentemente, de pessoas contaminadas por essa doença”, frisou, lembrando que a Leishmaniose é uma doença grave e pode causar a morte tanto em animais quanto em humanos.

O pintor residencial Josimar Santana, recebeu o panfleto informativo durante a blitz e achou válida a ação. “Eu tenho dois cães em casa e é sempre bom estar bem informado sobre os cuidados para evitar que eles peguem Calazar”, comentou.

Ainda de acordo com a coordenadora do CCZ, uma das principais ferramentas no combate é evitar a propagação do mosquito-palha, transmissor da doença. “A leishmaniose visceral é uma zoonose endêmica e, por isso, é importante que as pessoas tenham consciência sobre a importância dos cuidados necessários para evitar a disseminação da doença. Vale lembrar que o cão não é o vilão, temos que acabar com o mosquito-palha e proteger o nosso animal”, ressaltou.

Algumas medidas de prevenção podem ser tomadas para evitar a proliferação de focos da leishmaniose, como fazer a limpeza urbana, eliminando resíduos sólidos orgânicos de terrenos e praças públicas, dar o destino adequado dos mesmos, limpar quintais e eliminar fontes de umidade, entre outras medidas de proteção e higiene.

Testes do Calazar

O CCZ de Gurupi dispõe de uma equipe para realização de testes rápidos para diagnóstico do Calazar, de segunda a quinta-feira, no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h. A unidade fica localizada na Avenida Dueré, no bairro Pedroso. “Importante levar o animal para teste, pois quanto mais cedo detectar a doença, melhor será o tratamento do animal”, reforçou Fluviana.

Programação

A programação da Semana de Controle e Combate a Leishmaniose iniciou na segunda-feira (09) e segue até sexta-feira (13).

• 09 a 13 – Apresentação do material digital e cartaz informativo nas escolas municipais;
  • 10/08 – Panfletagem na Feira da Agricultura Familiar do Sol Nascente;
  • 11/08 – Blitz na Av. Goiás com a Rua 7, e na Av. Pará com a Rua 5, das 8 às 11 horas.
  • 12/08 – Panfletagem na Feira da Agricultura Familiar Av. Maranhão, das 16h30 às 18 horas;
  • 13/08 – Panfletagem na Feira da Agricultura Familiar – Nova Fronteira, 16h30 às 18 horas.

Leishmaniose Visceral

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa que acomete os animais e o homem. O principal reservatório do parasita em áreas urbanas no Brasil é o cão. O parasita é transmitido aos seres humanos e aos animais por meio da picada do mosquito palha.