Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Boas práticas que vão desde o plantio até a comercialização da mandioca e seus derivados foram temas de palestras voltadas para produtores rurais de Gurupi e região durante o “Dia Técnico de Mandiocultura”, realizado nesta quarta-feira (18), na Associação Micro Jandira.

O evento foi realizado pela secretaria de estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. O objetivo foi mostrar aos produtores novas técnicas e boas práticas agrícolas de produção e beneficiamento da mandioca para se obter melhor resultado e levar um produto de qualidade ao consumidor, com preço justo.

Para o titular da Seagro, Jaime Café, a mandiocultura gera oportunidade de renda para muitas pessoas e o Governo do Estado busca ampliar ainda mais o número de produtores e de indústrias que possam se estabelecer no Tocantins. “Nosso foco é difundir as tecnologias de produção, mostrar a importância de se implantar a tecnologia para que se possa produzir mais em menos área e também boas práticas no processamento da mandioca no intuito de proporcionar um produto de melhor qualidade e com toda a segurança sanitária”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, reforçou que é preciso motivar o agricultor para que ele possa explorar o máximo do que a cultura da mandioca possa oferecer. “A mandioca foi declarada pela ONU o alimento do século, devido a sua diversidade de utilização e quantidade de nutrientes. O poder público tem que fomentar o crescimento da mandiocultura, dada a sua importância, o baixo custo de produção e a sua relevância no dia a dia das famílias do campo”, destacou.

Casa de Farinha

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, também prestigiou o evento e, na ocasião, recebeu das mãos do presidente da associação Micro Jandira, Jorge Cabral, o projeto e o pedido para implantação de uma Casa de Farinha na associação, que visa ampliar a produção e a geração de emprego e renda. A resposta foi positiva e, segundo Tom Lyra, os recursos serão viabilizados pelo Governo do Estado para implantar a Casa de Farinha.

“Conversando com o governador Mauro Carlesse, seu pedido foi para que a gente viabilize, através do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o recurso para implantarmos a Casa de Farinha na Micro Jandira e implementarmos essa área de produção tão importante para aumentar, não só a produção de farinha, mas também a geração de receita e empregos para esta comunidade”, assegurou Tom Lyra.

Palestras

Foram ministradas cinco palestras: Boas Práticas Agrícolas na Produção de Mandioca; Controle de Ervas Daninhas; Utilização da Mandioca e Subprodutos na Alimentação Animal; Como Aumentar a Sua Renda com a Produção de Mandioca; e Boas Práticas no Beneficiamento da Mandioca.

A última palestra foi ministrada pela engenheira de alimentos e doutora em química, Verônica França, que falou sobre boas práticas no beneficiamento do alimento. “Reforcei sobre as ações sanitárias que se deve ter na produção de alimentos. A farinha é um produto artesanal e altamente consumido no nosso estado, mas tem alguns cuidados que os produtores precisam ter para melhor produzir esse alimento com qualidade”, explicou.

Os produtores que participaram, saíram enriquecidos de conhecimento para aplicarem em sua produção e assim obterem resultados significativos. “Nós produtores rurais adquirimos hoje mais conhecimento, garantindo que estaremos trabalhando de forma correta, agradeço a iniciativa da prefeitura de da Seagro, hoje saímos daqui renovados, novos produtores de mandioca”, disse Jorge Cabral.

“Foi muito bom poder assistir as palestras e conhecer mais sobre como produzir melhor a mandioca, quero poder utilizar o que aprendi aqui lá na minha produção e colher os resultados desse trabalho”, relatou o produtor Hermínio Ferreira, da associação 12 de outubro.