Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias e o diretor de agricultura Fabiano Cordeiro Silva visitaram nesta quarta-feira (25), produtores rurais do Assentamento P.A Vale Verde. Na oportunidade, foram ouvidas as principais demandas dos agricultores e firmado o apoio da gestão no auxílio da captação de água para os cultivos irrigados.

Segundo o secretário, uma das principais demandas dos produtores do Vale Verde é sobre a captação de água para irrigar as plantações. “São dezenas de agricultores e muitos deles fornecem produtos para a merenda escolar do munícipio, eles produzem verduras e legumes, e os cultivos são irrigados, ou seja, dependem da continuidade do processo de produção mesmo agora no período de seca”, explicou.

Pedro Dias garantiu que a Prefeitura destinará uma máquina escavadeira para aprofundar as cacimbas que os produtores utilizam para captar água. “Eles precisam de um socorro emergencial para conseguirem concluir esse período de plantio, garantindo a entrega dos alimentos na seca até as chuvas retornarem. Então enviaremos uma máquina escavadeira para atendê-los nesta questão, essa máquina vai aprofundar as cacimbas e manter a disponibilidade de água para eles continuarem irrigando, garantindo o fornecimento de alimentos durante o ano todo”, disse.

Durante a visita, o diretor municipal de Agricultura e Pecuária, Fabiano Cordeiro, reafirmou o compromisso da gestão com os produtores rurais. “A gestão tem investido no Vale Verde, pois são produtores que tem mostrado muita disposição em aprimorar seus conhecimentos e ingressarem em programas importantes como: produção de leite; piscicultura com produção de tilápia sendo este um produto inédito no cardápio da merenda escolar; Produção de alimentos para o PNAE e PAA. Perfazendo isso, os Agricultores estão empolgados com o apoio da administração”, comentou.

Produção de farinha de agricultores do Vale Verde (foto: divulgação)