Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Estimular a criação de novos negócios é uma importante ferramenta para minimizar o impacto econômico causado pela pandemia de Covid-19. Pensando nisso, a Prefeitura de Gurupi tem buscado fortalecer cada vez mais a parceria com o Banco da Amazônia, por meio do programa Amazônia Florescer, e nesta quinta-feira (26), uma meta foi firmada para aplicar R$ 5 milhões em microcrédito no município.

Em uma reunião realizada no Centro de Convenções Mauro Cunha, a prefeita Josi Nunes recebeu a visita do presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, e do Superintendente Regional do Banco da Amazônia, Marivaldo de Melo, e além de representantes do banco em Gurupi. Na oportunidade foi reafirmada a parceria entre a Prefeitura e a instituição financeira, que já aplicou em 2021, por meio do Amazônia Florescer, cerca de R$ 2,8 milhões em microcrédito, alcançando mais de 700 microempreendedores.

Gurupi é a cidade do Tocantins com maior valor já aplicado em microcrédito pelo programa, e a meta, até o final do ano, é chegar a R$ 5 milhões aplicados e 1.100 microempreendedores alcançados. “Aqui em Gurupi, temos essa excelente parceria com a prefeitura, e a cidade tem sido destaque a nível estadual, nossa meta é audaciosa, serão 5 milhões de reais circulando na praça e fomentando a economia local, gerando riqueza e empregos para a cidade”, comentou o presidente do banco, Valdecir Tose.

A prefeita Josi Nunes mostrou entusiasmo com os resultados positivos e busca estreitar cada vez mais a parceria. “Gurupi tem se destacado como primeiro lugar em termos de crédito para microempreendedores e queremos ajudar muito mais pessoas e colaborar com o desenvolvimento econômico e social de Gurupi, para isso solicitei que nossa cidade seja a primeira a oferecer o crédito rural, para que esse crédito oferecido aos micros seja estendido para os produtores rurais”, afirmou.

Prefeita Josi Nunes recepcionou o presidente e o superintendente regional do BASA, Valdecir Tose e Marivaldo Melo (foto: Lino Vargas)

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, lembrou que a pandemia afetou muitos empreendedores, e que o programa ajuda a retomar a economia, estimulando a criação de novos negócios. “Muitos foram impactados e precisavam de uma fonte de recursos que socorresse os empreendedores e fomentasse a criação de novos negócios, o Amazônia Florescer veio na hora certa e Gurupi estava preparada para dar as mãos a esse grande parceiro que é o BASA, nossa cidade só tem a ganhar”, destacou.

Presenças

Também participaram da reunião a Deputada Estadual Vanda Monteiro; a Diretora municipal de Indústria e Comércio, Daniella Vitorino; o Gerente-geral do Banco da Amazônia em Gurupi, Denilson Silva; o gerente de relacionamento, Willian Carvalho; o Gerente do programa de microcrédito Amazônia florescer, Edson Souza; a auxiliar de microfinanças, Janaína Azevedo; e demais membros da equipe de atendimento do programa.

Prefeita e a equipe do Amazônia Florescer na sala de atendimento cedida no Centro de Convenções (foto: Lino Vargas)