Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

A vacinação contra a Covid-19 segue avançando em Gurupi. Nesta terça-feira, 10, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) alcançou mais um grupo prioritário: as pessoas privadas de liberdade que cumprem medidas na Casa de Prisão Provisória (CPP) da cidade receberam o imunizante.

As equipes de saúde foram recebidas pelo diretor da CPP, Marcelo Menucely, que comemorou a chegada das doses para imunizar os detentos. “É de suma importância a imunização deste público, que é mais vulnerável e suscetível à contaminação devido ficarem em um mesmo local, além de ser um ambiente que tem grande rotatividade”, comentou.

O diretor ainda agradeceu ao empenho da Secretaria Municipal de Saúde em oportunizar a vacina aos detentos. “Agradecemos ao empenho da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Imunização por estar disponibilizando as doses para imunizar todos os detentos desta unidade”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Relmivam Milhomem, afirma que o trabalho de imunização na cidade contempla os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde e que a população privada de liberdade é um destes grupos.

O diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino, afirmou que a Secretaria consegue ampliar mais um grupo e isso é muito válido, pois as pessoas privadas de liberdade ficam aglomeradas podendo baixar a resposta imunológica e ficando mais suscetíveis à contaminação.

Só na CPP de Gurupi foram vacinados 86 detentos com a primeira dose da Pfizer e mais dois detentos, que completaram o ciclo vacinal com o recebimento da segunda dose da AstraZeneca.