Por Alice Dias – Estagiária AMTT

Para apresentar os resultados das ações realizadas na Semana Nacional de Trânsito e debater sobre o trânsito da cidade, a Agência Municipal de Trânsito e Transportes de Gurupi (AMTT) realizou, nesta terça-feira, 28, uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade.

Durante o evento participaram autoridades municipais, estaduais, representantes do poder legislativo, Ciretran; bombeiros, Polícia Militar, da Sociedade Civil Organizada, do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, empresários e a população em geral.

Segundo o presidente da AMTT, Sargento Jenilson, a audiência pública serviu para trazer a sociedade mais perto da administração, no sentido de caminhar e trabalhar juntos na gestão do trânsito local. “Precisamos unir os órgãos no sentido de caminhar juntos, alinhar todas as ações, as operações, para que possam convergir dentro do que a sociedade espera. E hoje ficou demonstrado que a sociedade quer mais educação para o trânsito, quer mais um trabalho de engenharia de tráfego sendo desenvolvido em nossa cidade”, afirmou.

Na audiência foram mostradas todas as ações realizadas pela AMTT e apresentada uma avaliação sobre o trânsito e transportes do município, com dados estatísticos sobre acidentes, ranking de multas, quantitativo de veículos em Gurupi, locais de maior incidência de acidentes, entre outros. Os índices apresentados foram coletados em parceria com o DETRAN, DNIT e 4º Batalhão de Polícia Militar.

Segundo dados divulgados pela AMTT, Gurupi vem apresentando um índice elevado de acidentes de trânsito. De janeiro a agosto de 2021 foram registrados 417 acidentes na cidade, sendo que 200 foram com vítimas e 6 deles com vítimas fatais.

Também foram apresentadas várias propostas de projetos de lei, aprovadas em plenário na Audiência Pública, que serão encaminhadas ao Poder Executivo e à Câmara Municipal.

O comandante do 4° BPM, Tenente Coronel Wesley Dias Costa, afirmou que foi fundamental a discussão sobre esse tema. “Só assim podemos melhorar o sistema viário de Gurupi, a tendência é melhorar. O presidente Sargento Jenilson tem se dedicado a esse trabalho e com o apoio da polícia militar nós conseguiremos melhorar o trânsito de Gurupi”, frisou.

Para o diretor da CIRETRAN de Gurupi, Relton de Oliveira, a audiência pública foi muito importante. “Vale ressaltar que é bom não só para o poder público municipal, estadual e federal, mas também para a sociedade, para podermos avançar nos processos e melhorar a nossa educação, a nossa logística e as nossas sinalizações”.

Semana Nacional de Trânsito

Buscando salvar vidas, a Prefeitura de Gurupi, por meio da AMTT, realizou de 17 a 24 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito. Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, a programação buscou chamar atenção sobre os perigos no trânsito, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos, com esta proposta foram desenvolvidas várias ações de conscientização como palestras e blitzes educativas e coercitivas.

Ao todo foram realizadas 10 blitzes que resultaram em feitas 400 abordagens e 30 autos de infração, as mais recorrentes foram: conduzir o veículo sem o CNH, condutores falando ao celular, veículos com documentação atrasada e dirigir sem o uso do cinto de segurança.