Geral|

Compartilhe:

Texto e Fotos: Débora Ciany – Ascom Semeg

A articulação de políticas que promovam uma educação de qualidade, a partir de discussões com embasamento técnico e ampla participação. Foi com esse objetivo que o Fórum Municipal da Educação (FME) de Gurupi foi reestruturado. Nesta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG) realizou a primeira reunião e a eleição da coordenação geral.

O evento foi em formato híbrido e contou com duas palestras. A primeira abordou a atuação e importância do Fórum Municipal de Educação na garantia de um ensino de qualidade e democrático. E foi ministrada online por Ester Galvão, ex-coordenadora do Fórum Nacional da Educação (FNE).

A Coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Tocantins (FEE/TO), professora Maria de Lourdes Macedo, também participou ministrando a palestra ‘Conferências de Educação’. “Até 30 de janeiro de 2022 ocorrem as etapas municipais nas quais os municípios discutem dentro do plano municipal de educação e dos eixos que a Conferência Nacional da Educação está oportunizando, quais serão as melhores temáticas a serem discutidas nas conferências municipais, que vão gerar elementos para as etapas estaduais e da estadual para a conferência nacional”, avaliou.

Conferências

Para o secretário executivo da SEMEG, Jhonata Moreira, o fórum se fortalece e convoca a responsabilidade e o compromisso coletivo com a educação em Gurupi. “Já estávamos trabalhando na organização e fortalecimento desse fórum que é uma instância extremamente importante para o desenvolvimento da educação no território, para promover as discussões e melhoria da educação”, explicou.

Já para a Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa, é possível que a primeira Conferência Municipal da Educação ocorra ainda este ano.  “Encaminhamos para cada cadeira do fórum, uma nova solicitação de representatividade e hoje, fizemos essa primeira reunião com a capacitação necessária para essas pessoas que estão entrando, já que boa parte não fazia parte do fórum, realizamos a eleição e a divisão das comissões para poder organizar o fórum municipal com data máxima para ocorrer até 31 de janeiro. Mas, nós pretendemos aqui na Secretaria, dependendo do aval das comissões, realizar ainda este ano para que tenhamos tempo hábil para organizar o documento para encaminhar ao fórum estadual”, finalizou.

Coordenação

Os membros do FMU foram alocados entre as comissões de monitoramento e sistematização, da qual o responsável será Jônatas Barreto, e mobilização e divulgação, sob responsabilidade do vereador, Professor Davi Abrantes. Durante, a votação foi eleito para a coordenação geral, Jhonata Moreira e para a secretaria executiva, Régyna Diná de Paula. “Cada membro sai daqui hoje compreendendo a importância do fórum qual o papel dele, para que foi constituído e que deve ser além de uma instituição de nomes contidos no diário oficial, e que ele realmente seja uma instância representativa da educação”, disse.

Comments are closed.

Close Search Window