Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 14 horas deste domingo, 12, foram confirmados 10 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 03 homens, com idades entre 18 e 57 anos; e 07 mulheres, entre 23 e 45 anos.

Gurupi contabiliza neste domingo, 40.633 casos descartados; 10 suspeitos; 15.098 casos confirmados, destes 10.681 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 141 e 271 pessoas faleceram.

Internações

Na enfermaria do Hospital Santa Catarina não há registro de pacientes internados no momento.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) está em tratamento uma mulher de 33 anos, que testou positivo para a Covid-19.

Na UTI do Hospital Unimed continuam internados um homem, de 72 anos, e duas mulheres, de 56 anos e 71 anos. Na enfermaria da mesma unidade está uma mulher, de 74 anos, sob os cuidados da equipe médica.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à domingo, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.