Boletim COVID-19|

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) informou que até às 14 horas deste sábado, 11, foram confirmados 14 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 08 homens, com idades entre 25 e 72 anos; e 06 mulheres, entre 18 e 46 anos.

Foram feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) 14 exames swab em 07 homens, entre 20 e 81 anos, e em 06 mulheres, entre 17 e 97 anos.

Na UBS Nova Fronteira foi realizado 01 teste swab em 01 homem, de 33 anos.

No Centro de Triagem, 15 pessoas fizeram testes swab, sendo 04 homens, com idades entre 17 e 57 anos, e 11 mulheres entre 20 e 56 anos.

Gurupi contabiliza neste sábado, 40.607 casos descartados; 46 suspeitos; 15.088 casos confirmados, destes 10.681 estão recuperados, casos ativos com risco de transmissão somam 141 e 271 pessoas faleceram.

Internações

Na enfermaria do Hospital Santa Catarina não há registro de pacientes internados no momento.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) não há registro de pacientes internados no momento. Na mesma unidade há apenas um homem, de 81 anos, e uma mulher, de 97 anos, com suspeita de Covid-19 recebendo os cuidados médicos.

Na UTI do Hospital Unimed estão internados um homem, de 72 anos, e uma mulher, de 56 anos. Na enfermaria da mesma unidade estão um homem, de 64 anos, e uma mulher, de 74 anos, sob os cuidados da equipe médica.

Vacinômetro

A coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas deste sábado, foram aplicadas 72.659 doses da vacina contra a Covid-19.

Recomendações

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão, principalmente aos grupos de risco, e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, e uso da máscara.

Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo Coronavírus. Dessa forma, o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.

Disque-Denúncia

O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sábado, das 8 às 18 horas. E ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.