Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Com a intensificação do período seco os pequenos produtores sofrem para manter a irrigação do plantio. Em diversas propriedades rurais a água fica bem escassa e é necessário implementar estratégias para que a produção não fique prejudicada. Neste sentido, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, está realizando o aprofundamento de cacimbas. O trabalho iniciou na última semana na Associação Micro Jandira e nesta sexta-feira, 10, as máquinas trabalharam no P.A Vale Verde.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Pedro Dias, a captação de água para irrigar as plantações é uma das principais demandas dos pequenos produtores. Ele ressalta que este trabalho irá beneficiar vários agricultores, sendo que muitos deles fornecem produtos para a merenda escolar do município. “Eles produzem verduras e legumes, e a maioria dos cultivos são irrigados, ou seja, dependem da continuidade do processo de produção mesmo agora no período de estiagem”, enfatiza.

O diretor de Agricultura e Pecuária, Fabiano Cordeiro Silva, ressaltou que a Prefeitura destinará uma máquina escavadeira para aprofundar as cacimbas que os produtores utilizam para captar água. “Eles precisam de um socorro emergencial para conseguirem concluir esse período de plantio, garantindo a entrega dos alimentos na seca até as chuvas retornarem”, destaca, enfatizando que o serviço será realizado também em outras associações de produtores da zona rural de Gurupi.