Por Débora Ciany – Ascom Semeg

O avanço da vacinação contra Covid-19 e a consequente queda no número de casos da doença em Gurupi vai aos poucos trazendo de volta a rotina em algumas áreas. Na educação que nesta quinta-feira, 30, fez um mês da volta ao ensino presencial, uma feira de ciências com exposição de trabalhos de alunos movimentou uma escola da rede municipal.

As turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino De Sousa, no setor Alto dos Buritis, realizaram a 1ª Feira de Ciências de 2021.  O sistema solar, alimentação saudável, experiência científica, preservação do meio ambiente e fotossíntese foram os temas com trabalhos expostos em estandes montados dentro da escola.

Segundo o diretor escolar, Rômulo Lemes, cada aluno explicava aos visitantes acerca dos assuntos relacionados aos temas que estavam expondo, tendo os professores como auxiliares no repasse das informações. “Todas as crianças estavam seguras e aptas a fazerem as explicações porque tiveram suas habilidades desenvolvidas dentro de sala de aula”, disse.

Ainda segundo o diretor escolar, a adesão ao evento foi dentro das expectativas, tanto pelo público estudantil quanto pelos pais dos alunos. “Essa feira está sendo trabalhada desde o início do ano mesmo nas aulas remotas, e hoje foi a culminância do projeto que tem por objetivo desenvolver as habilidades nas crianças, isso, já previsto dentro do conteúdo trabalhado”, explicou Lemes.

Esse tipo de atividade presencial no ambiente escolar estava suspenso há mais de um ano e meio em decorrência da pandemia da Covid-19. “É uma iniciativa muito interessante nesta fase em que começamos a retornar à normalidade dentro daquela rotina que somos acostumados nas nossas escolas, ou seja, atividades presenciais, atividades de relacionamento e de entretenimento dos alunos, mas também de relacionamento da família com a escola”, disse a Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa que esteve visitando a feira.

Mudas

O Viveiro Municipal, por meio da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD), foi parceiro da escola com a doação de mudas de espécies nativas como inclusão nos temas sobre preservação do meio ambiente e fotossíntese. Ao todo foram repassadas 100 mudas à unidade de ensino para doação aos visitantes da feira de ciências.

“Nós temos como missão contribuir para esse despertar nos jovens e crianças, da consciência sobre a importância de se preservar o meio ambientes, para que possamos contar com um amanhã mais verde e mais feliz”, finalizou David Garcia, presidente da AGD.