Geral|

Compartilhe:

Por Pollyana Justino – Estagiária da SECULT

 

O Museu Histórico Benjamim Rodrigues já recebeu mais de 300 visitas na semana em que se comemora a 15ª Primavera dos Museus, que está acontecendo no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi. O número mostra o sucesso do evento que está aberto à visitação da classe estudantil e da comunidade em geral. 

 

Nas manhãs de quinta, 23, e sexta-feira, 24, mais de 50 alunos da Escola Presidente Costa e Silva visitaram a exposição, sob as ordens do professor Ebersom Gomes.

 

A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) deu boas vindas ao grupo e reforçou a importância da parceria entre as escolas e a Secretaria. Os atendimentos das visitas presenciais mantêm todos os protocolos de segurança para evitar a propagação do Coronavírus.

 

Durante toda a semana as atividades, incluídas na programação da Semana da Primavera dos Museus, foram acompanhadas pela equipe da SECULT. Os alunos transitaram pelos locais expositivos, onde participaram de orientações e reflexão sobre os trabalhos apresentados através de uma palestra sobre os museus e a história de Gurupi proferida pelo Assessor Especial da SECULT, Núbio Brito.

 

Mesa Redonda

Fizeram parte da programação duas mesas redondas com a participação de historiadores, professores, escritores, músicos e pioneiros da cidade de Gurupi. Na quarta-feira, 22, aconteceu a primeira Mesa Redonda com o tema: A história e a música gurupiense, com as participações do professor, poeta, contista, cantor e compositor Adônis Delano, do pioneiro Helcias Amaral e do cantor, compositor e jornalista Paulo Albuquerque.

 

A segunda rodada de conversa, realizada na quinta-feira, 23, teve a participação do historiador Roberto Ribeiro e da professora Deusderes Acácio, que mostraram aspectos da formação da comunidade gurupiense. Foram citados em detalhes os primeiros movimentos dos povos que aqui chegaram, seus sonhos, nos mais diversos aspectos, além da formação política e educacional da nossa comunidade. Registros importantes da nossa história.

 

“A exposição e as rodas de conversa colocaram em evidência a rica história de Gurupi. Vamos registrar e fomentar mais ações voltadas à preservação do nosso patrimônio material e imaterial”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Lady Sakay.

 

As peças do Museu Histórico Benjamim Rodrigues ficarão expostas para visitação do público em geral, no salão do Centro de Convenções Mauro Cunha, até o dia 08 de outubro.

 

 

 

Comments are closed.

Close Search Window