Por Marina Xavier – Secom Gurupi

Edição de Texto: Heliana Oliveira

A limpeza de uma cidade depende de todos: da gestão pública em manter efetivamente o trabalho de coleta de lixo e da população em fazer o descarte correto. Em Gurupi a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura tem trabalhado diariamente para manter a higiene das ruas da cidade e conta com o apoio da população.

O secretário municipal de Infraestrutura, Thiago Barros, destaca que a população precisa participar e ajudar a manter a cidade limpa, não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.

De acordo com o secretário, as equipes haviam feito a limpeza em vários locais, retirando os lixos, entulhos e galhadas que estavam acumulados, mas com poucos dias os locais já tinham novo acúmulo de resíduos como pedaços de madeiras, restos de construção, entre outros. “Pedimos consciência e ajuda da população. Temos que lembrar que lixo acumulado é um perigo, entope bueiros, ocasionando até alagamentos em período chuvoso, sendo um foco da dengue e animais peçonhentos, o que acaba prejudicando toda a população”, ressaltou.

A secretaria orienta que caso o morador tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Com o lixo doméstico, acondicione em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume e coloque o lixo nas lixeiras para coletas apenas no dia em que o caminhão passa. “Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira”.