Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Setembro é o mês dedicado à prevenção do Suicídio. A campanha tem como foco a Política Pública de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, no âmbito da Saúde Mental. Desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a campanha com o tema “Todos pela vida. Agir salva vidas”.

O lançamento da campanha acontece nesta sexta-feira, 10, no Centro de Convenções Mauro Cunha, a partir das 8 horas, com a palestra “Valorização da vida. Suicídio x Dependência Química”, que será ministrada pela palestrante Carla Prado.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, devido à Pandemia da Covid-19, muitas pessoas tiveram que reorganizar sua vida, sua convivência com os familiares e com outras pessoas e essa mudança, trouxe, para muitas pessoas, uma dificuldade nos relacionamentos, medo, ansiedade na situação de isolamento e no contágio da infecção pelo novo coronavírus. Ele destaca que este cenário da Covid-19, e várias outras situações ligadas à violência, desemprego, aos transtornos mentais de depressão, transtorno bipolar, o uso e abuso de substâncias, tem contribuído ou potencializado diversos sofrimentos na saúde mental das pessoas e essas questões precisam ser discutidas e tratadas.

O Diretor de Assistência à Saúde, Marcos Vinícius Cardoso, destaca que esta campanha busca sensibilizar a população sobre o tema Suicídio, além de qualificar as equipes de saúde da rede local, agregando conhecimentos sobre Saúde Mental, numa perspectiva de troca de saberes.

A programação da Secretaria de Saúde de Gurupi se destaca pela proposta dos CAPS I e CAPS AD III, de Matriciamento de saúde mental para a Atenção Primária à Saúde, que terá como objetivo qualificar e promover a integração na atenção à saúde e na linha de cuidado. Além disso, as equipes técnicas do CAPS I e CAPS AD III, irão promover o Matriciamento para os 17 municípios que compõem a região de saúde da Ilha do Bananal.