Por Débora Ciany – Ascom Semeg

Começou nesta terça-feira, 14, em Gurupi e segue até amanhã a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para trabalhadores da educação.  A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforça que esta última etapa da vacinação é indispensável para que o ciclo de imunização esteja completo e a proteção contra o coronavírus seja efetiva.

Na primeira etapa, realizada em junho, a cobertura vacinal do público-alvo da Educação foi de mais de 97%, segundo a secretária de Educação de Gurupi Amanda Costa. “Na primeira dose fizemos um escalonamento por idade já que dependíamos também da quantidade de doses que tínhamos naquela ocasião. Nesse segundo momento, mesmo os profissionais que ainda não estão com os 90 dias completos no cartão de vacina, mas que já estão prestes a completar, e que façam parte daquele grupo de trabalhadores da educação que tomaram a primeira dose, já podem procurar o nosso ponto de vacinação. Não precisa esperar a data que está marcada no cartão de vacina”, disse Amanda.

O ponto de vacinação exclusivo para esse público foi montado, nesta segunda etapa, na quadra de esportes da Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, na Avenida Brasília, Centro de Gurupi.

Para se vacinar é preciso apresentar os documentos pessoais como, CPF, RG ou CNH, cartão de vacina, cartão do SUS. A aplicação está sendo feita para profissionais de escolas públicas e particulares, de qualquer faixa etária e que trabalham na educação em qualquer função.

“Estou muito feliz por estar aqui neste momento, cumprindo essa missão que é receber a segunda dose da vacina. O que espero é que como eu, os demais profissionais da educação façam o mesmo, e venha aqui tomar essa segunda dose da vacina. Já voltei para sala de aula, e agora com a imunização completa estou mais seguro para continuar com minhas atividades escolares”, declarou o professor, Helder Gomes que leciona para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal da educação de Gurupi.

2ª Dose Comunidade em Geral

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a segunda dose continua sendo aplicada diariamente nas unidades Básicas de Saúde Sol Nascente, Rosendo (Rua 15 com a Av. Bahia – Centro) e também na Policlínica.

No momento, Gurupi tem disponível para segunda dose os imunizantes da Coronavac e Pfizer. Lembrando que o intervalo para a segunda dose da Coronavac é de 21 dias; da AstraZeneca, 60 dias, e Pfizer, 90 dias.