Cultura e Turismo|

Compartilhe:

 

Por Núbio Brito – Secult

Com o objetivo de promover ações culturais locais e alavancar a economia da cidade na área artística, a Secretaria de Cultura e Turismo de Gurupi (Secult) realizou a palestra “Elaboração de Projetos Lei Aldir Blanc”. Na oportunidade foram realizadas orientações e tiradas dúvidas sobre os procedimentos para concorrer ao incentivo financeiro.

A palestra “Projetos Lei Aldir Blanc”, realizada na noite desta quarta-feira (27) no Centro de Convenções Mauro Cunha, foi ministrada pelo professor Romário Cosme, professor de teatro da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto e integrante do Grupo Motirõ de teatro e teve a supervisão do prof. Audimar Dionizio coordenador da Casa de Cultura na UnirG.

“Acredito que a palestra possa ter dado um ‘gás’ maior para os artistas interessados em participar, primeiro, porque retirou dúvidas a respeito dos editais e da própria lei Aldir Blanc e segundo, por gerar uma discussão consistente entre pessoas que já trabalham com arte, mas que possuem o desejo de começar a escrever projetos dentro desta mesma área de atuação”, ressaltou o professor Romário Cosme.

Para a artista Rayssa Alves é importante essa união da classe artística para se ajudar. “Muitas pessoas não estão acostumadas a escrever projetos para editais e não tem muito conhecimento de como fazê-los, isso pode se tornar um desafio e a palestra serviu para que entendêssemos melhor sobre o que é a lei Aldir Blanc e como é importante, para nós artistas, participarmos desses editais de incentivo à cultura. Rayssa disse ainda que está feliz por Gurupi já está avançando na questão de pensar a arte pelo lado empresarial e como uma área de conhecimento.

Fotos: Divulgação Secult

 

Fotos: Divulgação Secult

 

Editais

Dois editais devem selecionar novos projetos. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 05 de novembro.

O edital nº 003/2021 visa selecionar até 60 propostas de apresentações e intervenções urbanas ou rurais com as mais diversas categorias de arte e cultura, que possam ser preferencialmente de forma presencial obedecendo aos protocolos de segurança e proteção contra o Coronavírus, ou transmitidos pela internet ou disponibilizados por meio de redes sociais, ou outras plataformas digitais.

A lei selecionará os projetos artísticos e culturais que tiveram suas atividades impactadas com as questões sociais e econômicas no período da pandemia da Covid-19. Os projetos selecionados serão nas categorias de música, artes visuais, artesanato, literatura, audiovisual, entre outras. O valor do recurso disponibilizado será de R$ 313.128,36.

Já o edital nº 004/2021 tem como objetivo selecionar projetos para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias. O valor total do recurso disponibilizado para as ações referente a este edital é de R$ 100.000,00.

Para conferir todas as informações e documentações necessárias para se inscrever, os interessados podem conferir os editais no Diário Oficial do Município de Gurupi, edição Nº 0324.

Comments are closed.

Close Search Window