Infraestrutura|

Por Marina Xavier – Secom Gurupi

Na próxima terça-feira, 02 de novembro, Dia de Finados, os Cemitérios de Gurupi estarão abertos para visitação das 07 às 19 horas e com programação especial de Missas.

Os locais estão sendo revitalizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que há duas semanas trabalham na limpeza dos cemitérios Santo Antônio, popularmente chamado de Cemitério Velho e que fica no centro da cidade, e São José, mais conhecido como Cemitério Novo, na saída para Peixe.

Uma equipe de 30 servidores, com apoio de uma retroescavadeira e uma caçamba, realiza poda de árvores, varrição, rastelagem, capinagem, remoção de lixo e entulhos, pintura de meio-fio e paredes, manutenção predial, restauração da rede elétrica, troca de lâmpadas. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, as obras de reforma, manutenção e limpeza devem ser concluídas até o dia 31 de outubro.

“No interior dos cemitérios serão instalados banheiros químicos, tendas, cadeiras, bebedouros, lavatórios e som para as missas, de modo a acolher a todos que irão prestar homenagem aos seus entes queridos nesta data”, frisou o secretário Thiago Barros.

No dia 02, as equipes da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) darão apoio nas entradas dos cemitérios, buscando organizar a presença de público nos locais.

Fotos: Lino Vargas – Secom Gurupi

Missas de Finados

Ao todo, serão realizadas 15 missas nos dois cemitérios da cidade. O Padre Eldinei Carneiro, Vigário da Forania de Gurupi, ressalta a importância do Dia de Finados para a sociedade. “A celebração de Finados é muito importante, porque nos faz pensar também sobre a nossa apresentação diante de Deus, diante do Senhor. Todos nós um dia vamos prestar contas dos nossos atos, das nossas atitudes aqui na terra. Mas celebrar os Finados, para a Igreja, não é sinal de morte, de derrota, é sinal também de ressurreição”, destacou.

“Para garantir a segurança dos visitantes, pedimos que sejam mantidas todas as medidas de higienização necessárias, respeitando as normas de distanciamento e o uso obrigatório de máscaras”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Thiago Barros.