Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Dando continuidade às ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, uma ‘onda rosa’ invadiu as ruas de Gurupi na tarde desta sexta-feira, 15, levando a mensagem de autocuidado.

Centenas de profissionais da saúde se uniram para levar informação durante a Caminhada Rosa, mais uma atividade alusiva à campanha Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Com muita animação, música temática e coreografia ensinando o toque no seio para detecção de um possível nódulo, os profissionais incentivaram às mulheres que acompanhavam a caminhada a se amar e cuidar.

A jovem Stefany Cândido estava passando pelo Centro, parou para assistir a caminhada e fez questão de registrar pelo celular. “É uma ação linda e importante. Esta mensagem de cuidado, prevenção, tem que chegar a todas as mulheres”, disse.

Na avenida Goiás, Diana Santos, também prestigiou a caminhada e elogiou a ação. “Precisamos falar do câncer o ano todo, mas este mês é especial. Muitas vezes esquecemos de ir ao médico, mas com estas campanhas, acendemos o pisca alerta”, disse.

A prefeita Josi Nunes participou da caminhada e falou sobre a importância de todas as ações realizadas durante o mês de outubro. Para ela, é um momento de reflexão e discussão sobre a importância da mulher se olhar, se cuidar para prevenir esta doença e preservar a própria vida. “Sabemos que 95% das pessoas que detectam o câncer precocemente, tem enormes chances de cura. É importante o autoexame, a mamografia, é importante que as mulheres estejam atentas”, finalizou.

O secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, ressaltou que esta caminhada tem um efeito pedagógico promovido pelos profissionais da saúde que se unem para levar informação. “Esta caminhada tem um simbolismo muito forte. Nos unimos para mobilizarmos na conscientização das mulheres para o autocuidado. Estamos reforçando a mensagem de que procurem os serviços de saúde e realizem os exames preventivos conforme os protocolos de saúde”, enfatizou.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero apoiou e participou da caminhada e conforme a Diretora Social da entidade, Fernanda Caetano, a Liga trabalha o ano todo com a prevenção por acreditar que é o melhor caminho e apoia e é parceira de ações  como a Caminhada Rosa que promove o alerta de autocuidado às mulheres.

Participações

Participaram da caminhada, além da prefeita, do secretário de saúde, de servidores da saúde, o vice-prefeito, Gleydson Nato, os vereadores André Caixeta, Jair do Povo, Davi Abrantes, Leda Perini, Rodrigo Ferreira, Matheus Monteiro e Ronaldo Lira.

Programação:

Ø  Dia 18/10 – Dia “D” Outubro Rosa – Coleta de exames Papanicolau e Solicitação/realização de mamografias – Em todas as Unidades Básicas da Saúde da Família e na Clínica da Mulher.

Ø  De 18/10 a 27/10 – Semana das servidoras da Semus – Com coleta de exames Papanicolau e solicitação/realização de mamografias – Clínica da Mulher.

Ø  Dia 27/10, às 14 horas – Reunião de Encerramento com servidores envolvidos na campanha Outubro Rosa – Centro de Convenções Mauro Cunha.