Por Débora Ciany – Ascom Semeg

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMEG), está qualificando as merendeiras que atuam nas escolas da rede municipal de ensino. As profissionais estão compondo duas turmas do curso de panificação realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

As aulas começaram nesta quarta-feira, 20, e o curso foi dividido em duas turmas, atendendo de graça 40 merendeiras. “É importante a participação nesse curso porque é um conhecimento a mais para as merendeiras tanto na escola quanto no mercado de trabalho em geral. Serão pães, pizza, esfiha e outros pratos com massa a incrementar o cardápio das escolas e a serem servidos fresquinhos para os nossos estudantes”, explicou Denilza Carvalho, diretora de Apoio às Escolas e ao Estudante da SEMEG.

Conteúdo

O curso tem duração de 160 horas com turmas à tarde e à noite. “O SENAI tem o propósito de formar para o mundo do trabalho, formar também na gratuidade porque temos esse percentual, além de parcerias com instituições que queiram se qualificar. Por isso, estamos felizes com essa parceria com a SEMEG para essa qualificação das merendeiras que vão atuar dentro de cada escola”, disse Núbia Almeida, gerente de Negócios do Sesi/Senai – Gurupi.

Serão cerca de 20 horas com conteúdo teórico, e o restante será em atividades práticas no laboratório da cozinha industrial do SENAI para que as receitas com massa sejam testadas antes de serem preparadas nas cantinas das escolas. As participantes receberão certificado. “Esta semana já vamos abordar as boas práticas de fabricação dos alimentos, a parte operacional padrão, legislação, além de higiene, ética e cidadania. Após o encerramento deste módulo vamos dar início as aulas práticas, com a apresentação dos equipamentos, as etapas de fermentação, os ingredientes e confeccionar os produtos”, contou o instrutor do SENAI, Lucas Mollin.