Por Paulo Henrique Lima – Secom Gurupi

Nesta semana a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, acompanhada pelo vice-prefeito, Gleydson Nato, secretários municipais e vereadores, o deputado federal, Carlos Gaguim, visitou embaixadas de países do Oriente Médio em Brasília, para apresentar as potencialidades do município.

Conforme a Prefeita, o objetivo dessas visitas é estreitar o relacionamento, buscar negócios e prospectar os potenciais socioeconômico, cultural e turístico de Gurupi.

Na última terça-feira, 28, a comitiva visitou o encarregado de negócios (representante) do Bahrein, Hasan Mohammed Hasan, e o embaixador da Arábia Saudita, Ali Bahitham. Na quarta-feira,29, o encontro foi com o embaixador dos Emirados Árabes, Saleh Alsuwaid, e o embaixador do Egito, Wael Aboulmagd.

“É uma visita de apresentação das potencialidades e possibilidades de negócios e intercâmbio com países que têm interesse em ampliar as parcerias com o Brasil. Ficou o interesse das embaixadas em conhecer Gurupi e Região”, disse Lady Sakay, Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Gurupi.

A prefeita Josi Nunes descreveu as visitas como produtivas. “Eles já consomem muitos produtos que são cultivados aqui da nossa região. Tratamos do agronegócio, educação, ciência e tecnologia. Esse foi um primeiro contato, mas nós vamos providenciar outros encontros”, assegurou a prefeita.

Ainda segundo Josi, a embaixada dos Emirados Árabes demonstrou interesse em áreas para o plantio específico de arroz, que necessita de uma tecnologia diferente. Isso faz com que Gurupi e o Tocantins ganhem ainda mais projeção no âmbito internacional.

A Diretora de Indústria e Comércio de Gurupi, Daniela Vitorino, explana que foi uma visita cordial com o intuito de convidá-los a visitar Gurupi, já que a cidade produz grande parte dos produtos que esses países importam. “Na oportunidade, levamos como presente para os embaixadores, produtos genuinamente gurupienses como farinha da Associação Jandira, doce de caju de um grupo de senhoras doceiras, produtos de capim dourado da associação de artesãos, castanhas de uma empresa nossa (a Key nuts), mel da Associação dos Apicultores de Gurupi e doce de buriti”, destacou completando que foi sinalizado interesse de imediato de marcar a vinda dos embaixadores à Gurupi.

Fazem parte da comitiva gurupiense o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes; a secretária municipal de Cultura e Turismo e também de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay, a Diretora de Indústria e Comércio de Gurupi, Daniela Vitorino, os vereadores: Rodrigo Maciel, André Caixeta, Davi Abrantes, Jair do Povo, Ivanilson Marinho, Ronaldo Lira e Zezinho da Lafiche e o deputado federal, Carlos Gaguim.