Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Foram publicados no Diário Oficial do Município de Gurupi nesta quinta-feira (14), dois novos editais da Lei Aldir Blanc, que garante renda emergencial para artistas e trabalhadores da Cultura e ajuda de custos para espaços culturais que tiveram as suas atividades impactadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da Pandemia da Covid-19.

O edital nº 003/2021 visa selecionar até 60 propostas de apresentações e intervenções urbanas ou rurais com as mais diversas categorias de arte e cultura, que possam ser preferencialmente de forma presencial obedecendo os protocolos de segurança e proteção contra o Coronavírus, ou transmitidos pela internet ou disponibilizados por meio de redes sociais, ou outras plataformas digitais.

Serão selecionados projetos nas categorias de música, artes visuais, literatura, artesanato, capoeira, artes cênicas, audiovisual, animação de eventos e parques. O valor do recurso disponibilizado para as ações referente ao edital 003 é de R$ 313.128,36.

Já o edital nº 004/2021 tem como objetivo selecionar projetos para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias. O valor total do recurso disponibilizado para as ações referente a este edital é de R$ 100.000,00.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Lady Sakay, afirmou que a meta é aplicar todo o recurso disponível em prol do fortalecimento cultural e artístico de Gurupi. “Buscamos simplificar os dois editais e estamos empenhados em atingir todos os artistas e fazedores de cultura, bem como os espaços culturais e artísticos de Gurupi. Solicitamos que elaborem os seus projetos e se tiverem alguma dúvida entrem em contato para que possamos ajudar”, disse.

Inscrições

As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (15) e podem ser efetuadas até dia 05 novembro.

Para conferir todas as informações e documentações necessárias para se inscrever, os interessados podem conferir os editais no Diário Oficial do Município de Gurupi, edição Nº 0324.

Para tirar dúvidas, basta ligar na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (63) 3312-5767.