Saúde|

Por Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Novembro é o mês de conscientização à prevenção do câncer de próstata e reflexão sobre a importância do homem procurar o sistema de saúde para prevenir-se. O câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina do Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

A campanha Novembro Azul surgiu com o objetivo de quebrar o preconceito dos homens de procurar o médico e, quando necessário, fazer os exames necessários.

Em Gurupi, a Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma programação especial com o tema: “cuidar da saúde é para todos os homens”.  No dia 18, todas as unidades de saúde terão horário de funcionamento estendido, das 07 às 21h, para facilitar o atendimento aos homens, que têm certa dificuldade de procurar a unidade, muitas vezes por causa do trabalho.

Nesta data em todas as unidades de saúde acontecerão: atendimento odontológico, atendimento multiprofissional (fisioterapia, psicóloga, assistente social), roda de conversa com os pacientes: sobre saúde do homem, consultas enfermagem, consultas médicas, realização de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatites virais, solicitação de exames PSA, e outros de análises clínicas e de imagem, e vacinação.

Ainda no dia 18, das 08 às 12h, no CAPS AD III, haverá roda de conversa sobre Novembro Azul com os pacientes, atendimento médico e oficina da beleza.

No mesmo dia, no CAPS I, das 17h às 21h, acontecerá palestra sobre Saúde Bucal, com a Dra. Maressa Borges, alongamento/ginástica laboral, Sala Azul com: massoterapia e  aromaterapia e jantar para os usuários.

No dia 19, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, das 08 às 12h, serão oferecidos atendimentos de fisioterapia, atendimento terapia ocupacional – massoterapia, e uma parceria com a Revista Amiguinhos que vai estar com um Stand do Projeto Vida Saudável e vai oferecer sucos naturais aos homens que estiverem no local.

No dia 21, às 9h, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), haverá roda de conversa em parceria com a UnirG, com o tema ‘prevenção do câncer de próstata’ aos usuários da unidade.

No dia 22 e 29, às 7h, na Policlínica o médico urologista, Arthur  Moreira  Alves, realizará rodas de conversa sobre  prevenção do câncer de próstata.

O Secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, destaca que a programação do Novembro Azul visa conscientização com foco na atenção à saúde do homem, com várias ações preventivas voltadas à mudança de estilo de vida, hábitos saudáveis, atendimentos diversos por nossas equipes Multiprofissionais e realização de exames preventivos visando diagnóstico precoce.