Educação|

Por Débora Ciany – Ascom Semeg

A agenda de comemorações pelo aniversário de Gurupi foi aberta nesta quinta-feira, 11, com um desfile cívico escolar realizado com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de duas unidades de ensino da rede municipal. A apresentação contou com a participação da banda do Colégio Militar Presidente Costa e Silva.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Divina trouxe como tema os eventos que anualmente movimentam o calendário cultural de Gurupi. Fantasiados a caráter, os alunos com idades entre 2 e 5 anos relembraram a festa agropecuária, o carnaval, e as festas juninas do município. “Acho muito importante, principalmente pela interação com as crianças, que vinham de muito tempo afastadas de qualquer tipo de evento, e como tínhamos dois anos sem o tradicional desfile no 7 de setembro, sem nenhuma apresentação, agora com essa volta a frequentar a escola, e já participar de um evento desse, é o máximo”, avaliou a microempreendedora, Rejane Lopes da Silva que acompanhou o desfile.

‘O lugar onde eu vivo: Gurupi – Capital da Amizade’ foi o tema apresentado pela Escola Municipal Domingos Parreira de Amorim. A redação de um dos alunos do 5º ano que ganhou destaque na Olimpíada de Língua Portuguesa foi a inspiração para a exposição dos elementos mostrados durante o desfile. “Foi muito prazeroso a Secretaria da Educação dar esse pontapé inicial para essa programação que se estenderá por quatro dias. Tivemos aqui um marco para essas comemorações dos 63 anos de Gurupi, portanto, serão muitas as atividades que teremos até domingo e convidados a toda a população para que participe conosco”, disse a Secretária da Educação de Gurupi, Amanda Costa que acompanhou o desfile.

Presenças

A Secretária agradeceu as duas unidades de ensino que se empenharam em realizar o evento e a comunidade escolar da região que compareceu. A gestora da Educação ainda fez questão de lembrar que é natural de Gurupi e que viveu parte desses 63 anos de emancipação política do município morando na cidade.

O desfile contou com a presença de outros secretários municipais, vereadores, e do vice-prefeito, Gleydson Nato que fez um rápido balanço sobre o atual cenário econômico local. “Gurupi é essa cidade próspera com comércio forte, e as inaugurações e obras que estamos vendo a cada dia, vem consolidar isso. Tem a chegada de empresas importantes como o caso do Atacadão Dia a Dia que ofertou mais de 250 empregos diretos, o Shopping que será inaugurado no início de dezembro, isso mostra a força de Gurupi. Todas as cidades do Brasil enfrentaram problemas no ano de 2020 e com os reflexos em 2021, mas nós estamos nos livrando dessa crise e graças a Deus vamos trilhar um 2022 cheio de paz e esperança que é o que todos nós gurupienses apostamos”, ressaltou.

A programação em comemoração ao aniversário da cidade segue até o próximo domingo, 14, com uma série de atividades que inclui eventos esportivos, inaugurações e shows artísticos.