Saúde|

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi

Na manhã desta quinta-feira, 02, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Gurupi promoveu uma blitz educativa para alertar a população sobre os perigos da Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa faz parte do plano de ação da Semus “Quinta-feira sem Aedes”.

A conscientização foi realizada por agentes de combate a endemias e servidores do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio de acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG e agentes municipais de trânsito. A blitz aconteceu nos cruzamentos da Avenida Goiás com as Ruas 05 e 07, Centro da cidade.

Blitz educativa no Centro de Gurupi. Foto: Marcos Veloso – Secom Gurupi

Os agentes utilizaram panfletos informativos para chamar a atenção dos condutores e pedestres quanto à necessidade de vistoriar os quintais de casa e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. O objetivo também foi buscar apoio da população para ser parceira na luta contra o transmissor de tantas doenças que podem deixar sequelas e levar à morte.

A coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Daniela Araújo, destacou que a gestão está empenhada em prevenir riscos à saúde e assegurar o bem-estar da população gurupiense. “Estamos no período chuvoso que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e 80% dos focos do mosquito transmissor das arboviroses estão localizados dentro dos imóveis residenciais, por isso estamos chamando atenção da população para nos ajudar nessa luta”, explicou.

Panfletos informativos foram distribuídos. Foto: Marcos Veloso – Secom Gurupi

Cronograma

Após a Blitz, a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica ministrou uma palestra educativa na Câmara Municipal de Gurupi aos servidores e assessores da Câmara, vereadores e comunidade presente na sessão. Na oportunidade, Daniela Araújo explanou sobre as políticas de prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Palestra educativa foi ministrada na Câmara Municipal. Foto: Marcos Veloso – Secom Gurupi

Ainda nesta quinta-feira, será realizada a inauguração da Sala Municipal de Enfrentamento ao Aedes, localizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O evento está marcado para às 17h30.